domingo, 18 de agosto de 2013

ALIANÇA NUPCIAL - Significado


  
Netinho e  Maria Carolina,


É com satisfação que participo da celebração do casamento de vocês e atendo ao pedido recebido de comentar sobre o significado ou o sentido da aliança nupcial.

Primeiramente, preciso dizer que nós somos decodificadores de significados e que as nossas ações são portadoras de sentido. 

Usando a nossa inteligência espiritual e a Filosofia nós nos perguntamos sobre o sentido das nossas experiências e sobre o significado das coisas.  A cada vez que buscamos compreender o sentido de alguma coisa ou que nos perguntamos  por que (?), estamos filosofando. A Filosofia nada mais é que a nossa capacidade de nos admirarmos e de nos perguntarmos sobre o mundo imanente e sobre o transcendente.

Portanto, é muito bom que vocês tenham se perguntado sobre cada detalhe desta celebração nupcial e que ela faça sentido para vocês.
.
Para falar sobre a ALIANÇA vou destacar  quatro pontos:
1º - a sua forma circular;
2º - o vazio interior criado pelo círculo;
3º - o metal e a cor da aliança;
4º - a aliança nupcial.
  
1º - A FORMA CIRCULAR DA ALIANÇA.

O CÍRCULO simboliza a perfeição, porque em um círculo não existe começo nem fim. Representa a divindade em sua totalidade indivisa, “Alfa e Ômega”. 

Simboliza também a eternidade e a união do mundo material (sempre representado pelo quadrado) com o espiritual.

O círculo é signo de unidade e por ser uma forma envolvente é símbolo de proteção. 

Também representa a igualdade de importância, de direitos, de deveres, de responsabilidade. Quando estamos em uma formação circular, ninguém ocupa uma posição mais importante que a outra.

Guardemos que o CÍRCULO simboliza: perfeição, unidade, eternidade, proteção, igualdade e a Divindade. Portanto, o círculo já nos traz a ideia de Deus presente nesta cerimônia.

Que na união de vocês esteja presente cada um dos sentidos representados pela forma circular da aliança e, em especial, que a presença Divina os dirija sempre para o bem.

2º - O VAZIO INTERIOR CRIADO PELO CÍRCULO.

O VAZIO central da aliança simboliza a disposição de receber, de acolher o outro, de aprender com o outro.

Mas, em especial, o vazio sempre representa o desejo humano de completude. Esse desejo é que nos impulsiona na vida, é o motivo-ação que nos leva a agir no mundo, é a nossa motivação para crescer, aprender, seguir em frente.

O marketing e a propaganda tentam nos confundir e vender a ideia de que um objeto de fetiche ou um objeto mágico pode preencher o vazio do nosso desejo de completude e que adquirindo isso ou aquilo, a gente não vai desejar mais nada e será completamente feliz. Ledo engano.  Tudo o que tocamos é limitado, mas nós desejamos o ilimitado. Tudo o que vivenciamos é finito, mas nós desejamos o infinito. Só Deus pode, verdadeiramente, nos completar. O amor entre os noivos é essencial, mas é importante que se lembrem de que só o amor de Deus pode preencher o grande buraco que trazemos em nós.  Só a presença divina pode nos plenificar.

Meus queridos, vamos então nos lembrar de que o VAZIO interior criado pela aliança significa: acolhimento do outro, o desejo ou a motivação humana e o reconhecimento de que só a presença de Deus pode nos preencher completamente.

3º - O METAL E A COR DA ALIANÇA.

O metal mais usado é o OURO e a cor é a dourada.
O ouro é considerado o metal perfeito, o mais precioso por sua pureza e inalterabilidade. Por isso simboliza o sentimento mais nobre, o amor, e a pureza das intenções de cada um de vocês.

Sabemos que nós seres humanos somos seres nunca prontos, seres em desenvolvimento, em contínua mudança. Somos um grande projeto. Contudo,  Netinho e Maria Carolina, que as intenções de vocês para com a própria felicidade e a felicidade do outro sejam puras e inalteráveis como ouro de suas alianças. Que o amor entre vocês, sentimento tão precioso, seja sempre preservado como a preciosidade do ouro.

O DOURADO, no ocidente, representa também a nobreza, o sagrado, a divindade e a importância de uma celebração.

Desejamos do fundo do coração que o sentimento, os votos de vocês e seu relacionamento tenham as propriedades do OURO: perfeição, preciosidade, inalterabilidade.

4º - A ALIANÇA NUPCIAL.



Netinho e Maria Carolina,

A palavra ALIANÇA vem do hebraico – “bérith” e possui o sentido de compromisso, de união, de vínculo, de pacto; sentidos também presentes na palavra latina  “testamentum”.  Daí, Novo e Antigo Testamento, em vez de Antiga e Nova Aliança de Deus para com seu povo. A aliança religa a unidade ao Todo, une um ao outro.

A aliança representa no casamento uma união livremente consentida, por isso é a expressão de um voto, de um voto sagrado.  Sagrado porque feito por vocês um ao outro, na presença de Deus e também com Deus, que é convidado a abençoar e a fazer parte da nova vida que agora assumem.

Por ter o sentido de compromisso, de responsabilidade, de juramento a um voto, também restringe a liberdade dos que fazem esta aliança.  A aliança  representa o elo entre quem a oferece e aquele que a recebe. Dois elos que se integram assumindo suas diferenças, comprometendo-se a uma ajuda mútua, a um apoio contínuo, a uma comunicação diária, a uma comunhão de propósitos.

Assim como vigora o amor e a fidelidade na aliança feita por Deus com a humanidade, assim também vigore o amor, a cumplicidade, a fidelidade e o compromisso na aliança conjugal feita por vocês.

As alianças nupciais se colocadas lado a lado formam o símbolo do infinito. A ligação entre vocês também será eterna, especialmente porque já se manifesta no fruto deste relacionamento – Manuela – que participa de forma dinâmica e abençoada da vida de vocês.

Termino desejando que vocês constituam uma união de amor, onde esteja presente todo o sentido da aliança nupcial. Lembro-lhes que todo relacionamento humano só se torna firme, duradouro e prazeroso se fundado na confiança mútua e em uma comunicação franca e aberta. E que só é capaz de estabelecer uma verdadeira aliança com o outro, quem primeiro já fez uma firme aliança consigo mesmo: com a sua autoestima, com os valores que dão sustentação à sua vida, com seus sonhos e subjetividade. O que não quer dizer egoísmo.

Que a fé em Deus, o amor e o diálogo componham o alicerce do casamento de vocês. Que Deus os abençoe e que Nossa Senhora do Patrocínio os proteja sempre.




Celina Rabello – 27 de Julho de 2013


Aliança



Ao Netinho e Maria Carolina,

 que celebram o Amor e buscam o sentido do entrelaçamento de suas vidas.


Caminho em arco,
designer humano
para a arquitetura divina,
salto para o eterno.

Vazio e desejo:
soma e multiplicação de dois
que reconhecem no quadrado
o círculo inscrito pelo Indiviso.
Terra e céu, matéria e essência,
arco-íris e liame
entre o divino e o humano.

Diferenças unidas
para um projeto comum.
Sonhos partilhados
no parto da esperança
de uma vida conjugada sem jugo,
num tempo e modos
que o eu e o tu
transmutam em nós,
na missão do amor de cada dia.

Luz e sombra,
nascente e poente,
polaridades parceiras
na iluminação do edifício cotidiano,
alicerçado pelo olho no olho e
no diálogo confiante e aberto.

Há que se polir o brilho
do metal precioso:
pureza de intenções
e ações condizentes,
suporte de alianças enlaçadas,
símbolo do infinito.

O significado apreendido,
o sentido incorporado
do que é compartilhado
sacraliza esta joia
ofertada e recebida,
por vontade consentida
e pelo AMOR  abençoada.
  
Eros e Psiqué, amor e alma,
razão e sensibilidade
em núpcias e festejos
pela reintegração ao Todo.
Elos congregados e consagrados
à Unidade.
Votos em epifania –
Alianças.

  
Celina Rabello – 10/07/2013